A relação professor&aluno...


Para compreender a fundo a relação professor aluno, a interferência de expectativas, representações e crenças do professor sobre a aprendizagem das crianças, jovens e adultos, vale ressaltar algumas particularidades a respeito das relações interpessoais. Num contexto como a escola, onde os papéis são definidos a partir da função social da instituição, as relações entre as pessoas são também reguladas pelo ‘contrato’ que rege o funcionamento institucional. Alunos e professores regulam uns aos outros o tempo todo e, querendo-se ou não, uma relação de poder é instaurada entre eles.
         Como possui uma autoridade que emana da condição de adulto e da condição de quem educa, o professor exerce sobre os alunos uma influência que extrapola o âmbito da relação pessoal informal. Um professor que acredita, por exemplo, que um determinado aluno não é capaz de aprender por uma ou outra razão, por mais que não queira demonstrar, agirá com ele como se não pudesse de fato aprender.
 E isso revelará ao aluno que seu professor não crê em sua capacidade e, dificilmente essa percepção do julgamento do adulto responsável pelo ensino na
escola não terá uma influência negativa em seu autoconceito e em sua aprendizagem. O contrário também ocorre: acreditando firmemente que o aluno pode aprender e que pode ensiná-lo, o professor acaba por agir com ele de forma a ajudá-lo a tornar-se mais capaz.
A compreensão da natureza da relação que se estabelece com os alunos é uma conquista da maior importância, que pode levar o professor a desenvolver sensibilidade e capacidade de analisar a própria conduta, identificar quando ela incide na dos alunos, assim como quando as atitudes dos alunos são determinantes da sua.
Enquanto professor, o que você pensa e sente sobre si mesmo e, como faz suas projeções nas pessoas com quem convive, tem muito influência sobre suas relações de modo geral e claro, na relação com seus alunos e por consequência no processo ensino aprendizagem.

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