Psicologia, Politica e Qualidade de Vida!!

Quando pensamos na psicologia, no psicólogo na clínica ou nas instituições e, a política, de imediato não parece ter uma relação muito significativa. Mas, isso é um grande engano!
Quando buscamos tratar nossos problemas e, vamos a um psicólogo ou psicóloga, normalmente pensamos em resolve-los de uma maneira individual, tratar uma maneira de pensar, sentir e agir que não nos faz bem, de alguma forma.  Então, porque é importante pensar e falar a política?
É extremamente importante, não porque tem a ver com partidos mas, porque tem a ver com a forma como operacionalizamos, sistematizamos nossas relações sociais e econômicas, ou seja, como organizamos nossas relações com as pessoas e com a nossa própria vida, no ambiente onde vivemos. Por consequência, a nossa vida é influenciada pelas condições e relações a nossa volta.
Quando buscamos um psicólogo ou psicóloga, dificilmente “nossos problemas”  não estão relacionados com uma maneira de pensar e agir que, na verdade nada mais são do que, formas, soluções que desenvolvemos, estruturamos, para lidar ou com as dificuldades que encontramos em nosso dia a dia.
Sendo assim, pensar, discutir e participar da política, nos faz entender o quanto nossas relações internas e relações externas, estão intimamente  conectadas!  Então, se eu vivo uma situação de impotência e dor ou de liberdade e prazer, isso tem a ver com uma certa forma de gestão de energia e, seja ela qual for, positiva ou negativa, não é só um problema comigo, porque sempre expressamos, de alguma forma, em nossas relações com os outros. Dessa forma, nosso bem estar e equilíbrio, dependem muito promovermos, vivenciarmos, relações e condições de vida mais potentes e mais  satisfatórias. 
Isso, por sua vez, vira um ciclo, tanto de uma maneira positiva, com amorosidade, espontaneidade, liberdade, união e participação como também, por outro lado, de maneira negativa  ódio, egoísmo, violência, impotência e insegurança.
Melhorar nossas condições de vida, é papel fundamental da política.  Tomarmos consciência e participarmos das decisões políticas ,  é extremamente importante pois, elas terão necessariamente, influencia direta, em nossa qualidade de relações!
Sendo assim, todos aspectos que buscamos trabalhar, seja em consultório, seja nas escolas, nas empresas, hospitais... nunca está desconectado das relações e condições em que vivemos!  A qualidade da relação comigo mesma, com o outro e, com o ambiente em que vivemos é produto das nossas relações e condições sociais, econômicas e portanto, também dependem de decisões políticas. Não são meras produções individuais de nossas mentes! Todo modo de se relacionar cria uma rede de relacionamentos ao seu redor e, consequentemente, essa rede de relações alimenta nossos modos de pensar, sentir e agir.
A psicologia e a política estão assim, intrinsecamente conectadas e nos auxiliam a pensar, refletir, conhecer e reconhecer, quais as causas, as dinâmicas, como acontecem certas situações de “adoecimento” e “saúde” ou, equilíbrio e desequilíbrio das massas, de uma coletividade, de um grupo de pessoas, enfim, de uma rede de relacionamentos, contextualizada em suas condições de tempo e espaço.
É muito importante e, urgente, que possamos promover maior conscientização política. Só assim, vamos, cada vez mais,  reconhecer, mudar e melhorar nossas realidades, para que possamos viver, com mais espontaneidade, liberdade, respeito, oportunidades e portanto, com  maior harmonia e equilíbrio, com maior e melhor qualidade de vida!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestalt Terapia... uma terapia do contato

Recomeçar...

“A solidão é a sorte de todos os espíritos excelentes!" Arthur Schopenhauer