Iluminação...


 Por mais de trinta anos um mendigo ficou sentado no mesmo lugar, debaixo de uma marquise. Até que um dia, uma conversa com um estranho mudou sua vida:
_ Tem um trocadinho aí pra mim, moço? – murmurou, estendendo mecanicamente seu velho boné.
_ Não, não tenho – disse o estranho. – O que tem nesse baú debaixo de você?
_ Nada, isso aqui é só uma caixa velha. Já nem sei há quanto tempo sento em cima dela.
_ Nunca olhou o que tem dentro? – perguntou o estranho.
_ Não – respondeu. – Pra quê? Não tem nada aqui, não!
_ Dá uma olhada dentro – insistiu o estranho, antes de ir embora.
          O mendigo resolveu abrir a caixa. Teve que fazer força para levantar a tampa e mal conseguiu acreditar ao ver que o velho caixote estava cheio de ouro!
         Em psicoterapia, o psicólogo faz mais ou menos o que estranho fez. Com respeito e paciência, pede que você dê uma olhada pra dentro. Não de uma caixa mas, sim de você mesmo.
          Todos nós temos uma infinita força dentro de nós e, se ainda não nos damos conta disso somos como o mendigo, não encontramos nossa verdadeira riqueza! Alegria, simplicidade, serenidade, amor. Buscamos do lado de fora, migalhas de prazer, aprovação, segurança ou amor, embora tenhamos um tesouro guardado dentro de nós, que não só contém tudo isso, como é infinitamente maior do que qualquer coisa oferecida pelo mundo.
      A palavra iluminação transmite a idéia de uma conquista sobre-humana e, isso agrada ao ego, mas é simplesmente o estado natural de sentir-se em unidade com o Ser. É um estado de conexão com algo imensurável e indestrutível. É encontrar alegria sincera nas coisas mais simples do dia a dia e disso extrair paz, serenidade, felicidade, conseguir não deixar que a matéria confunda, inverta nossos valores. Temos que tocar nossa vida financeira isso é bem verdade mas, com muito mais simplicidade e felicidade do que imaginamos e temos os recursos necessários pra isso!

Texto baseado no livro: O Poder do Agora – Eckhart Tolle

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestalt Terapia... uma terapia do contato

Recomeçar...

“A solidão é a sorte de todos os espíritos excelentes!" Arthur Schopenhauer