Oração da Gestalt

Todos nós, às vezes, sentimos a necessidade de buscar determinadas “coisas” nas outras pessoas, especialmente nas pessoas com quem nos relacionamos, algo que elas não tem, não podem dar. Criamos expectativas sobre as pessoas, mas elas realmente não são obrigadas a corresponder ou viver de acordo com aquilo que nós queremos, e nem nós com as expectativas as delas!
Se houver um encontro, um autêntico contato dessas duas realidades, “o real e  a expectativa”, se houver "espontâneos partilhar de desejos" de ambas as partes, isso efetivamente, é lindo e isso é válido para todos tipos de contatos, amorosos, amizades, familiares... Mas quando não há, não adianta lutar ou tentar “fazer por onde”. As coisas não dão certo, nos frustramos e, se configura tristeza onde deveria ser alegria, serenidade, satisfação... Nos amores, é comum percebemos parceiros, vivendo por anos com "ideais" de homens e mulheres que criamos e não com o "real" a pessoa de verdade que está alí do seu lado.. com suas falhas e virtudes reais!! Nas famílias então, como acontece "cobranças" do "ideal" de filhos.. com muitas invasões de espaço e decisões tomadas por imposições dos pais; os filhos, por sua vez, também, esperam muitas vezes, ações e tomadas de conduta não condizentes com os "pais de realidade" as vezes, os filhos vêem "super heróis" que na realidade não somos!! Bem sabemos nós!! Ahh e nas amizades, essas as vezes, nos frustram muito... mas por nossa própria responsabilidade... o outro "sempre" é o outro... nós é quem decidimos ver quem queremos no outro!!! Projetamos nos amigos.. nossas carências, necessidade e ideais de perfeição.. "aquele que estará sempre pronto a nos ajudar".. a estrada precisa ser de mão dupla não é?!! E nós?! O que o amigo projeta em nós!! Muitas vezes embarcamos na armadilha de ser, quem o outro espera que sejamos!! 
Que cada um siga seu caminho, cada um seja o que é de verdade, porque só nós mesmos sabemos “a dor e a delícia de ser quem somos”. E sendo verdadeiros, conosco mesmos e com o outro, aí sim, podemos ser felizes!!

Um delicioso fim de semana a todos!!  Bjs

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestalt Terapia... uma terapia do contato

Recomeçar...

“A solidão é a sorte de todos os espíritos excelentes!" Arthur Schopenhauer