Gestalt Pedagogia

     Na gestalt pedagógia,  o aspecto político-social compreende todas as condições em que o ensino ocorre, que influenciam tanto os alunos, quanto as instituições e os professores. O aspecto psicológico compreende os conteúdos de história de vida dos alunos, a dinâmica do grupo e sua situação atual individual. Dessa forma, é importante verificar como os alunos envolvidos na relação professor-aluno estabelecem contato consigo mesmos, com o professor e com o conteúdo.

       A Gestalt pedagogia exige um comportamento diferente do professor, portanto, é importante saber como se comporta um professor que utiliza a Gestalt pedagogia, pois a maioria das técnicas está relacionada com seu desenvolvimento pessoal. A modificação do seu comportamento deveria se orientar para a mudança da própria personalidade, que acontece na relação interpessoal com o aluno. Assim, leva-se em conta a relação intersubjetiva, que significa ver, aceitar e tratar o aluno como um ser humano, pontos fundamentais na sala de aula. Os educadores devem ter a possibilidade de entender, aceitar e expressar sua vivência própria, para crescer pessoal e profissionalmente. Portanto, a qualidade do auto conhecimento do professor determina a qualidade do aprendizado.

     A Gestalt pedagogia objetiva o desenvolvimento da personalidade dos alunos, e esse desenvolvimento pressupõe uma mudança de comportamento do professor e implica novos objetivos e métodos de ensino. O contato indireto entre as pessoas precisa ser abolido em favor do contato direto, e o aluno deve ser visto como unidade existencial de corpo-alma-mente, em que o processo ensino-aprendizagem começa no atendimento às necessidades dos alunos e não na transmissão do conteúdo. 

   A Educação é de suma importância para o desenvolvimento do indivíduo como um todo. Para Gestalt pedagogia esse desenvolvimento não se realiza em toda sua potencialidade sem criatividade e espontaneidade e, infelizmente a maioria de nossas instituições de ensino compreende que educar compete em ajudar o educando a descobrir a si mesmo, compreender que é alguém que ainda não é, mas desde sempre foi. Para que aconteça o desenvolvimento do aluno é necessária a formação e a competência de bons educadores e educadores que estejam abertos a se auto conhecerem num processo contínuo.

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