Dicas simples para manter e melhorar a memória...

                          Evite beber demais, beber demais limita a memória, como qualquer um que tenha acordado após uma farra com uma leve lembrança da noite anterior pode comprovar. Um teste de embriaguez mostra como o consumo de álcool em excesso pode afetar imediatamente o cérebro: mesmo testes mentais simples como contar ao contrário ou recitar o alfabeto podem parecer difíceis sob o efeito de álcool. O abuso do álcool tem um efeito negativo nas células do cérebro relacionadas à memória.

Não deixe a tristeza e os pensamentos negativos fazerem morada dentro de você, se sua triteza se prolongar por um tempo demasiado procure ajuda de um especialista logo. A depressão causa um aumento do nível de cortisol na corrente sanguínea, o que em consequência aumenta a quantidade de cortisol no cérebro. Com a ajuda de aparelhos os médicos podem ver como aquele aumento do hormônio reduz certas áreas do cérebro, a mais importante delas o hipocampo. Um estudo mostrou que pessoas que tiveram depressão, mesmo que há anos, sofreram uma perda de 12% a 15% no hipocampo. Como o hipocampo é o centro da memória recente, a depressão prolongada reduz ou destrói a habilidade do cérebro de lembrar-se de qualquer coisa nova.
Além disso, a depressão afeta os tipos de coisas que as pessoas podem lembrar. Embora os cérebros sejam seletivos sobre quais memórias são armazenadas como de longo prazo, pessoas com depressão parecem capazes de apenas guardar memórias negativas, Isso significa que há uma razão neurológica para o fato de uma pessoa depressiva continuar obcecada com a vez em que um ente querido esqueceu seu aniversário, mesmo que tenha lembrado em todos os outros anos, por exemplo. Então, reforce seus pensamentos positivos, bons e alegres, leia bons livros, veja bons filmes, converse sempre que possível sobre coisas boas.

Se você já deu uma pausa no trabalho ou nos estudos para dar uma volta rápida no quarteirão, vai entender o raciocínio dessa próxima dica. Exercícios não só exercitam o corpo, mas o cérebro também. Obesidade um fator de risco para muitas doenças e situações que eventualmente destroem o cérebro, incluindo derrame, mal de Alzheimer. Sem exercícios regulares, placas de gordura se acumulam nas artérias, e as vasos sanguíneos perdem a habilidade de bombear sangue efetivamente. Você pode até ter conhecimento de que as placas que se acumulam nas artérias causam ataque cardíaco, mas pode não saber que seu cérebro também pede por ar, por oxigenação.

Associe as informações que você quer lembrar a alguma imagem, ou a outra informação de fácil lembrança, por exemplo você quer lembrar do nome de um composto ex: Água de Rabelo, associe rabelo a cabelo, por exemplo, porque são sons parecidos ou o nome de uma pessoa, Gabriel, associe a imagem de um anjo, anjo Gabriel.
Preste maior atenção aos fatos e informações que você quer lembrar. É comum esquecermos de coisas das quais não prestamos atenção, estávamos distraídos. Tente focar-se no presente e realmente prestar atenção na tarefa que você tem em mãos, quer seja aprender uma nova informação para um trabalho, quer seja conhecer novas pessoas. Minimize as distrações como música, televisão ou telefone celular  para focar-se totalmente. Um jeito de se manter atento até com as menores coisas é repetir em voz alta o que você está fazendo; enquanto você tira seus óculos, diga em voz alta “estou colocando meus óculos na mesa da cozinha”. Falar sozinho pode parecer estranho, mas você agradecerá depois quando encontrar seus óculos sãos e salvos.

A prática leva a perfeição. Qualquer coisa pode ser uma chance de você praticar essas dicas de memória. Se você for comer em um restaurante, repare nas pessoas ao seu redor e dê nomes aleatoriamente. Apresente-se a elas na sua imaginação e repare nos detalhes dos rostos para identificá-las. Aproveite seu aperitivo, então olhe em volta novamente para ver de quantos você se lembra. Esse exercício também pode ajudá-lo a passar o tempo enquanto espera na fila do banco ou no consultório médico. Você pode fazer a mesma coisa com pessoas nos jornais ou revistas. Na memorização de informações de um livro, ler em voz alta pode ser um boa maneira de ajuda-lo a memorizar. Realizar palavras cruzadas, jogos de memória, quebra cabeças, são bons exercícios para melhorar suas habilidades neurológicas.
Não podemos esquecer que uma boa alimentação é parte fundamental para ajudar a manter e melhorar sua capacidade de memória, existem alguns alimentos em especial que podem contribuir muito tais como: gema de ovo, peixes, Frutas e vegetais amarelos – Mamão, manga, pêssego, cenoura, abóbora, Frutas vermelhas – Morango, cereja, framboesa, amora, pitanga, melancia e tomate, também possuem pigmentos antioxidantes que combate os radicais livres e ajudam a memória. Oleaginosas – castanhas, nozes, amêndoas, avelãs, amendoim. Carnes, aves, grãos integrais, leguminosas, leite e derivados. http://www.redeciadasaude.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestalt Terapia... uma terapia do contato

Recomeçar...

“A solidão é a sorte de todos os espíritos excelentes!" Arthur Schopenhauer