Ansiedade...

       Sentir ansiedade é normal. É uma reação às ameaças e cobranças externas, por causa dela, colocamos corpo e mente em movimento para que nos adaptemos às mudanças. A sensação causa desconforto, mas cessa quando o motivo que a desencadeou desaparece. Quando surge sem razão, por muito tempo e de forma exagerada, a ansiedade pode ser sinal do transtorno de ansiedade generalizada (TAG).
       A ansiedade se torna uma doença quando a pessoa perde o controle sobre esse processo e começa a se preocupar com vários assuntos ao mesmo tempo. Você passa a querer ter controle sobre " tudo", quer reduzir ao máximo as incertezas que a vida proporciona mas como fazer isso, se a vida é essencialmente incerta. Essa preocupação porém, gera reações exageradas, por exemplo: viajar de avião causa medo em algumas pessoas, mas é possível vencer o medo e completar uma viagem. A pessoa com TAG, sofre tanto por antecipação que nem inicia a viagem. O diagnóstico da doença é dado só apenas quando a pessoa sofre com esse tipo de ansiedade por mais de seis meses seguidos.
      O tratamento combina medicamentos antidepressivos (que estimulam os hormônios responsáveis pelo controle do humor no cérebro) e ansiolíticos (que reduzem a ansiedade) mas, principalmente por sessões de psicoterapia, para que a pessoa reflita sobre os motivos que geram a agonia. Assim ela poderá mudar seu estilo de vida e evitar mais ansiedade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestalt Terapia... uma terapia do contato

Recomeçar...

“A solidão é a sorte de todos os espíritos excelentes!" Arthur Schopenhauer