Recomeçar...

Recomeçar...
Uma palavra que inspira medo e esperança ao mesmo tempo, num sentimento ambíguo tão típico do ser humano. Começar de novo todos os dias...

Recomeçar significa estar exposto aos mesmos erros e perigos já vividos, poder ser enganado novamente, sofrer decepções e todos os riscos que implicam o fazer um novo trajeto. Se a perspectiva for só por esse ângulo, realmente é de se temer o recomeçar. É preciso desejo de ser feliz e ter a mente aberta e criativa para reinventar novas maneiras de lidar com as mesmas situações mas de um jeito mais adequado, buscando novas formas de solucionar o que nos amarra, nos trava, nos impede.

Ocorre que o medo turva os olhos, restringe horizontes, esconde as oportunidades. Recomeçar é dar uma nova chance à vida, chance de fazer melhor, corrigir erros, aprender, evoluir. Recomeçar é ter uma – ou várias – páginas em branco, esperando que nela escrevamos uma nova história, aquela em que somos os autores e podemos criar cenários e enredos.

Faz parte da vida, faz parte do ser humano. Não podemos deixar que a rotina no aprisione, nos paralise! Nos acomodamos ao conhecido e muitas vezes mesmos tendo todas as ferramentas necessárias, nos falta suporte emocional para ouvir os gritos da vida nos impulsionando para uma busca, nos dizendo “é possível! Tente!”. Muitas vezes as mudanças estão batendo a porta há tanto tempo que, quando decidimos mudar tudo vai se encaixando corretamente no lugar.. na hora certa... como se estivesse escrito! Muitas vezes basta que façamos como faz a sábia natureza... entregar-se e deixar o cosmos levar trazendo as mudanças necessárias... assim como recomeçam as árvores toda primavera, vestindo de verdes os galhos queimados pelo frio do inverno.

É preciso coragem, força e uma dose de imprudência. Sim, essa imprudência que fazia Santos-Dumont arriscar-se pelos céus, que fez Vasco da Gama atirar-se por mares “nunca antes navegados”. Imprudência dos amantes que se esquecem do mundo e das convenções em nome do sentimento.

Andar por novos caminhos, conhecer outras gentes, ver novos lugares. Mudar o trajeto, fazer diferente o que se faz todo dia! Reconsiderar novos conceitos, ver a vida sob um outro ponto de vista. Não é necessário aceitar ou mudar completamente sua maneira de ser, afinal as vezes só precisamos nos gostar mais, apenas perceber que sempre existe no mínimo duas formas de ver o homem e o mundo e as vezes nos fechamos só na nossa forma de ver. Com a rigidez de pensamento e a acomodação vem a doença emocional afinal, a vida e a saúde pedem equilíbrio e o equilíbrio só conseguimos em movimento! Você já conseguiu ficar por mais de um minuto em cima de uma bicicleta parada!!??


Renascer! Reviver! Reinventar!

O caminho está nos esperando...


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestalt Terapia... uma terapia do contato

Dicas simples para voltar a sorrir e afastar a depressão de sua vida..