Dicas simples para voltar a sorrir e afastar a depressão de sua vida..

        A depressão é uma doença que cresce a cada dia. Só no Brasil são 17 milhões. Em todo mundo, uma em cada cinco pessoas sofre desse mal. Inicialmente gostaria de dizer que você deve ter cuidado para não confundir a melancolia com depressão. A melancolia é a tristeza que tem uma causa real e pode ser superada com o tempo, como o luto. A depressão nem sempre tem uma causa real e é reconhecida quando a angústia passa a atrapalhar a vida social, o trabalho e a rotina da pessoa. É uma angústia, desânimo, tristeza intensa e que permanece por semanas, meses e as vezes anos. Nesses casos é necessário o acompanhamento psicológico, na maioria das vezes associado ao acompanhamento psiquiátrico, medicamentoso. O apoio dos familiares e amigos é fundamental mas, vale refletir aqui algumas dicas simples que, dependem apenas de sua força de vontade, o desejo de sair desse estado depressivo é fundamental.
Para aliviar a sensação de peso...
Desabafe: compartilhe suas aflições com alguém de confiança. Assim, você pode vir a enxergar os acontecimentos de uma forma diferente. É fundamental ir contra o impulso de enxergar sempre o mundo de forma negativa, a opnião de outras pessoas podem ajudar nisso.
Retire a culpa: você é perfeccionista? ser muito exigente consigo mesmo só vai deixá-lo mais frustrado. Quando você traça metas possíveis de serem alcançadas em curto prazo, por mais simples que sejam, vira um ciclo bom: você consegue, sente-se bem e tenta novamente. O contrário também é verdadeiro, se as metas estão muito além de suas possibilidades no momento, você vai sentir-se impotente, sejá realista.
Afaste a solidão: geralmente, as pessoas depressivas tem uma tendência a isolar-se do mundo. Assim a angústia e a tristeza só aumentam. Mesmo que seja difícil, o ideal é se empenhar em sair de casa e conviver com as outras pessoas. Você pode tentar coisas diferentes, cursos, danças, passeios, grupos de apoio, ser solidário a uma causa, enfim, o que for possível dentro de seu contexto. Conhecer pessoas novas e descobrir uma atividade prazeirosa fará você sentir-se menos só.
Para sentir-se melhor com seu corpo...
Durma bem: O cérebro funciona melhor quando você dorme oito horas diárias. Tente manter essa rotina pelo menos seis dias na semana.
Coma melhor: uma dieta equilibrada, com legumes, vegetais, proteína, vitaminas, minerais e gorduras do bem, inclui alimentos que previnem e outros que combatem a depressão, como castanhas, linhaça dourada, peixe, alimentos que contenham ômega 3, 6 e 9.
Caminhe pelo menos 30 minutos por dia: fazer exercícios físicos regularmente é uma forma de aumentar a qualidade de vida. Depois da prática, a gente sente-se mais leve, feliz e disposto. Experiemente caminhar ao menos 15 minutos de manhã e 15 minutos a tarde. E  nem precisa ser rápido, faça no seu rítmo pra iniciar, com o tempo vai sentir desejo de aumentar o tempo e o rítmo.
Fuja do café e do álcool: café, álcool, cigarro, energéticos, estimulantes e drogas em geral proporcionam uma euforia imediata, mas, depois, geram tristeza e melancolia. O quadro piora para quem já é dependente químico (psicotrópicos). Fique longe deles!
Para melhorar os relacionamentos...
Pratique o bem: ajudar o próximo faz bem pra você e para o outro. Sentir que podemos ajudar o outro em algo, aumenta nossa sensação de potência, a felicidade é contagiosa, por isso ver o outro feliz nos deixa feliz também, principalmente quando sabemos que contribuimos para isso.
Termine o que começou: é comum que as pessoas deprimidas não concluam tarefas cotidianas, sentem-se desaminadas, desestimuladas. Devemos tentar insistir em cumprir com nossas tarefas do dia-a-dia, por mais difícil que seja, comece, faça uma coisa de cada vez no seu tempo, mas não deixe de fazer. Insitir em cumprir com seus afazeres é um passo muito importante para a melhora de seu quadro depressivo.
Aceite sua idade: envelhecer tornou-se um medo comum. Muita gente se deprime ao pensar nos cabelos brancos, o passar do tempo é inevitável, não faça dele um drama, pelo contrário aproveite cada segundo, são únicos. Há vantagens, possibilidades, beleza em todas as fases da vida!
Para refletir:  podemos tirar vantagens de uma fase depressiva, crises exitenciais, ou da melancolia. Esses momentos vem, muitas vezes, para transformar nossas vidas. Funciona como uma dor, quando uma parte do corpo dói, ou temos uma febre, quer dizer que algo está errado, não é? Então, se estamos depressivos, é sinal de que algo não está bem, na organização de nossas vidas, relacionamentos, pensamentos e sentimentos. E é aí que está a grande sacada, precisamos perceber, aceitar e mudar, nossas idéias, sentimentos e atitudes.

Comentários

  1. CONCORDO COM AS OBSERVAÇÕES POSTADAS E ESTANDO EM FASE DE TRATAMENTO PARA DEPRESSÃO, CREIO ESTAR FAZENDO O MELHOR Q POSSO P "NEGOCIAR" C ESTA SITUAÇÃO E ENFRENTAR AS CONSEQUÊNCIAS DESTA DOENÇA INFELIZ....

    ResponderExcluir

Postar um comentário

:)Deixe aqui seu comentário:)

Postagens mais visitadas deste blog

Gestalt Terapia... uma terapia do contato

Recomeçar...