Benefícios da psicoterapia de grupo...

Reunir-se em grupos é uma característica essencial dos seres humanos que nascem, crescem e morrem inseridos em grupos sociais. No decorrer de todo o processo de civilização, os homens organizam-se socialmente nas mais variadas atividades. Ao longo do ciclo vital, é em grupo que atravessam experiências de alegria e tristeza, saúde e doença, sucesso e fracasso. As sociedades humanas dependem do funcionamento eficiente dos grupos para proporcionar o bem-estar psíquico, espiritual, social e material aos seus membros. Em grupo se desenvolvem as habilidades interpessoais, o desempenho de papéis designados pela cultura, a participação nos processos coletivos e as soluções para os problemas.
Na psicoterapia individual, o terapeuta estabelece um vínculo profissional com o Cliente, mediado por formas verbais e não-verbais de intervenção, com o objetivo de buscar alívio para o sofrimento mental, modificar comportamento e encorajar o desenvolvimento e amadurecimento da personalidade.
Na psicoterapia de grupo esse processo é realizado pela interação entre terapeuta e membros do grupo, assim como entre os próprios membros do grupo. Além das intervenções aplicadas pelo terapeuta, o próprio grupo e sua matriz interativa são instrumentos empregados para a obtenção da mudança.
Ao contrário da psicoterapia individual, o terapeuta no grupo está situado lado a lado e no meio dos clientes. É, também, membro do grupo. Precisa ter não só a experiência profissional, mas também a presença de espírito e a coragem de colocar em jogo toda sua personalidade no momento preciso para preencher o âmbito terapêutico com calor, empatia e expansão emotiva.
A possibilidade de explorar as implicações interacionais do comportamento do indivíduo no grupo é a característica distintiva que confere à psicoterapia de grupo seu potencial terapêutico singular e tão importante.
CRESCER
INTERAGIR
COMPARTILHAR
DAR E RECEBER APOIO
Os participantes ouvem relatos uns dos outros sobre as suas dificuldades ou desafios. As interações entre os membros do grupo e o psicoterapeuta formam o conteúdo com o qual a psicoterapia é conduzida.
Alguns benefícios da psicoterapia em grupo:
·    Observar e refletir sobre a sua própria habilidade social, bem como a de outras pessoas.
·   Tratar das dificuldades através de participação ativa e através da observação.
·        Dar e receber apoio imediato de mais de uma pessoa.
·       O indivíduo atua com outros participantes em um espaço preparado para facilitar as interações.
·     O participante do grupo experimenta interatividade onde pode se dar conta da sua maneira de se relacionar com o outros.
·        Permite a troca de experiências e observar o crescimento de cada participante.
·        Melhora do relacionamento social. A terapia pode ser utilizada em casos de timidez, fobia social, comportamento retraído, melhora na qualidade da comunicação, falta de autoconfiança, etc.
·        Encontrar pessoas com as mesmas dificuldades e aliviar a sensação de isolamento ou de ser “diferente”.
·        “Pensar em voz alta”, encontrar eco e pensar mais claramente.
·   Ajuda a pessoa a entender que ela tem a responsabilidade pela sua própria transformação e dos que a cercam.
·        Compartilhar sentimentos e potencializar qualidades pessoais e interpessoais.
Entre outros benefícios...
O grupo de psicoterapia com as professoras da rede iniciou esta semana, foi muito caloroso, divertido e proveitoso. Se você deseja participar, ainda temos vagas e a possibilidade de iniciar outros grupos... 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestalt Terapia... uma terapia do contato

Recomeçar...

Dicas simples para voltar a sorrir e afastar a depressão de sua vida..