No stress...


Imagine a Terra sem a vida humana, habitada apenas por plantas e animais. Será que ainda haveria passado e futuro? Será que as perguntas “que horas são?” ou “que dia é hoje?” teriam algum sentido para um carvalho ou uma águia? Acho que eles ficariam intrigados e responderiam: “Claro que é agora. A hora é agora. O que mais existe?” 
Eckhart Tolle do livro “O Poder do Agora”
A verdade é que nos escravizamos em um mundo imaginário de horas, papeis e deveres. Muitas vezes em nossa casa,  trabalho ou escola somos expostos há situações as quais acabam nos deixando irritados, mas como são eventos " ditos normais" que acontecem no cotidiano das pessoas, deixamos quieto e continuamos nossas atividades normalmente, mas quando tais acontecimentos se tornam frequentes, acabam ocasionando uma soma com saldo negativo, ou seja, ficamos “esgotados”... afinal é uma soma mas, com resultados diminuídos em termos de energia, esse não é um cálculo muito lógico não é?
Seu objetivo está tomando de tal modo a sua atenção que o momento presente é apenas um meio para atingir um fim? Está consumindo a alegria das coisas que você faz? Você está esperando para começar a viver? Se você desenvolver este tipo de padrão mental, não importa o que você adquira ou alcance, o presente nunca será bom o bastante. O futuro sempre parecerá melhor. Uma receita perfeita para uma insatisfação permanente, você não acha? 
Eckhart Tolle do livro “O Poder do Agora”
Esperamos freneticamente nossas merecidas férias, normalmente é quando temos uma chance mais concreta de relaxar e esquecer um pouco dos problemas, mas em nosso dia-a-dia podemos tomar alguns cuidados para minimizar ou evitar os efeitos que alguns conflitos existenciais comuns causam em nossa saúde emocional. Mudar de atitude frente há algumas situações do cotidiano, evitar o estresse, ter uma atitude mais “não esquente a cabeça com pouca coisa” e nem quando a situação for mais complica, respire bem fundo e tente resolver da melhor maneira possível sem se desgastar e de preferência quando estiver com a “cabeça fria” e bem tranqüila.
Veja como pode ser simples relaxar um pouco: ao tomar banho, observe o que faz, ao invés de pensar no que irá fazer a seguir, enquanto se lava mecanicamente. Perceba o cheiro do shampoo e do sabonete, a temperatura e o som da água, como isto toca o seu corpo e sua mente. Ao comer, observe os alimentos, sua aparência, suas cores, sinta seu cheiro, sabor, textura. Saboreie o alimento ao invés de engoli-lo enquanto assiste ao mesmo tempo o noticiário geralmente cheio de notícias trágicas, as quais também serão “ingeridas” junto com a comida, com efeitos logicamente adversos. Se o transito estiver difícil, ao invés de aborrecer-se, aproveite para ouvir uma música, prestar atenção nas pessoas e principalmente em si próprio, acalmando-se e aumentando seu bem estar.
Procure dormir bastante e descanse muito bem durante a noite e quando levantar-se espreguice bem e alongue o seu corpo para começar o dia mais animado e não ficar encolhido. De vez em quando, ouça uma musica de um gênero que você goste, deite-se no sofá ou na cama, em um lugar em que esteja confortável e ouça uma musica que te faça bem e não faça mais nada apenas relaxe, O banho também é muito bom, prepare uma bela ducha ou um bom banho de banheira bem relaxante e após ter tomado o banho, deite em um lugar confortável e assista algo que te divirta ou aproveite o tempo para tirar um cochilo.
O estresse é causado pelo estar “aqui” embora se deseje estar “lá”, ou por se estar no presente desejando estar no futuro. É uma divisão que corta a pessoa por dentro. Criar e viver com essa divisão é insano. O fato de que todas as pessoas estão agindo assim não torna ninguém menos insano. (Eckhart Tolle do livro “O Poder do Agora”)
Se nas atividades do dia-a-dia nos focarmos mais no momento presente, simplesmente saboreando sem pressa o que estamos fazendo, podemos nos controlar para diminuir um pouco o estresse. Teatro, cinema, danceteria também são ótimos lugares para relaxar, aproveite o tempo para apreciar uma boa peça, um bom filme ou até mesmo dançar em um lugar legal com pessoas divertidas, com amigos, um bom passeio com amigos é uma idéia para recarregar as pilhas com boas energias. Ler algo que goste também é uma boa idéia, afinal a leitura te levará a pensar sobre coisas que estão longe, ou seja, te levarão a um lugar que só você poderá ir, pois ler é fazer uma viagem em precisar sair do local onde está, é um tipo de meditação, foca sua atenção apenas na leitura e esquecemos um pouco dos problemas. Se você esta acostumado a rezar, aproveite e tire um tempo para fazer suas orações e entregar suas aflições ao Criador, orar também é uma boa maneira de meditarmos, limparmos nossa mente dos problemas por alguns minutos. 
Onde quer que você esteja, esteja lá por inteiro. Se você acha insuportável o seu aqui e agora e isso lhe faz infeliz, há três opções: abandone a situação, mude-a ou aceite-a totalmente. Se você deseja ter responsabilidade sobre a sua vida, deve escolher uma dessas opções e deve fazê-lo agora. Depois, arque com as conseqüências. Sem desculpas. Sem negatividade. 
Eckhart Tolle do livro “O Poder do Agora” 

Um forte e carinhoso abraço a todos!!!





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestalt Terapia... uma terapia do contato

Recomeçar...

Dicas simples para voltar a sorrir e afastar a depressão de sua vida..