A importância do elogio...


O mais importante dos incentivos é o moral. O incentivo feito por meio de gestos e palavras. Esse sim é o verdadeiro incentivo tão necessário ao crescimento de cada um de nós, não é verdade? Afinal quem não gosta de reconhecimento? A palavra já diz tudo “reconhecimento” ou “ser reconhecido”, “ser conhecido de novo”, de um outro jeito, de um jeito melhor possivelmente.
Os primeiros passos, os primeiros cuidados, carinhos, abraços, as primeiras palavras, os primeiros desenhos na escola enfim, precisamos do reconhecimento para o desenvolvimento de nossas vidas e a qualidade da atenção que nos é dada faz toda a diferença. Nós precisamos de incentivo para um desenvolvimento bom e seguro. Isso é a base de tudo e esse incentivo é necessário durante toda a nossa vida e em todas as nossas decisões, em todos os momentos e as vezes as pessoas esquecem de incentivar mas, não economizam julgamentos e críticas.
E como é bom um ‘empurrãozinho’ quando estamos em duvidas de qual caminho seguir. Como é necessário ouvir: puxa que legal! Vá em frente! Você vai conseguir! Não desista!
Como é bom ter um reconhecimento, ainda que pequeno, quando fazemos algo. Ainda que seja apenas um: Que bonito que você fez. Que trabalho caprichado. Não importa que seja uma palavra, uma frase, um sorriso ou um olhar de aprovação. Esse incentivo é importante!
É importante que se por acaso você ‘cair’ tenha alguém ao seu lado e diga: tente outra vez! Não desista! Você é capaz!
Incentivar é também mostrar os erros mas nunca ‘derrubar’ a pessoa ou fazer coisas que a façam parar ou desistir!
Elogios quando sinceros e verdadeiros fazem bem e são produtivos. E acima de tudo necessários!!!
Portanto sempre incentive, elogie a quem você gosta!!! Tenha sempre um gesto ou uma palavra boa e gentil a dar !!! Generosidade e Espontaneidade são o caminho para um dia-a-dia cada vez melhor!!! Bjss

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestalt Terapia... uma terapia do contato

Recomeçar...

Dicas simples para voltar a sorrir e afastar a depressão de sua vida..