A mudança que queremos...


Como disse sabiamente Mahatma Gandhi: “devemos ser a mudança que queremos ver no mundo...”
Queremos o amor, queremos ser aceitos, amados, tratados com respeito, porém, se continuarmos resistindo a algumas pequenas mudanças pessoais o mundo será um lugar melhor para se viver?
Não há quem não precise se proteger das situações difíceis da vida, mas precisamos ficar muito atentos com as nossas atitudes porque tudo na vida tem retorno. E se o mundo está como está e nos desagrada, não podemos fechar os olhos para não olhar a nossa participação.
Pois é, a gente tem que pensar que tipo de contribuição estamos oferecendo para o mundo, e para nós mesmos, já que recebemos o retorno. Pense, por exemplo, numa situação bem simples, como uma visita ao médico, ou uma fila de banco, ou mesmo um contato numa repartição pública. Você pode estar trabalhando num desses lugares e estar passando por problemas pessoais ou que esteja sofrendo com um salário ruim, com uma condição de trabalho pesada, com um chefe desrespeitoso, ou com seu próprio momento de vida tumultuado. Mas seja qual for a situação, será que justifica tratar outras pessoas com desrespeito, descaso, indiferença?
Claro que não!! Mas, infelizmente, é o que vemos todos os dias, e muitas vezes não adianta absolutamente nada reclamar, ainda que em certos momentos temos que colocar o que pensamos e formalizar reclamações...  Infelizmente, tenho visto gente bonita, bem vestida, estudada, supostamente educada, maltratando frentista de posto de gasolina, caixa de banco, garçons, e por aí seguiria uma longa lista. E pergunto, será que por conta do nível social, ou da conta bancária, alguém tem o direito de olhar, ou tratar com arrogância seu semelhante?
Se o médico, o atendente de um serviço público, o bancário, o terapeuta, professor, ou seja lá quem for, não começar uma mudança profunda no seu comportamento muitas das “situações” em que nos vemos envolvidos ou vemos outras pessoas envolvidas não vão mudar!!
Não somos o tempo todo quem recebe um serviço, muitas vezes somos nós quem oferece algo, vende algo, ou tem que cuidar de alguém. Vale nos observarmos para ver como estamos fazendo isso. Pregamos mensagens de sabedoria, buscamos maior “iluminação”, mas no dia a dia qual o nosso comportamento com o próximo, quando falamos do “outro” falamos com intenção de ajudar de fato ou pra destruí-lo??
Percebo que por conta do sofrimento, dos desgastes do dia a dia vamos ficando, muitas vezes, duros e frios, deixamos de nos importar com o sofrimento alheio, deixamos a indiferença cobrir a nossa alma, uma boa parte das pessoas só se importa com dinheiro, só se aproxima de “certas” pessoas buscando benefícios...
Todos os dias da vida são dias de aprendizado... Se o dia de hoje parece ser um daqueles iguais a tantos outros, preste atenção aos detalhes. E se você julga que não há nada de novo para aprender e para curtir neste dia, talvez seja a hora de limpar os óculos e buscar um olhar mais atento!
Limpar os óculos é a atitude de quem quer refinar a capacidade de enxergar as coisas, a começar por se enxergar. O auto conhecimento é o caminho por excelência para a transformação dos dias por vezes cinzentos em manhãs de alegria. Através dele deixamos de ser escravos das circunstâncias e descobrimos que muito das chateações rotineiras podem ser simplesmente transformadas em aprendizado, sem que sejamos escravizados por elas.
Gosto quando alguém me partilha a verdade sobre seu estado de humor dizendo algo como: “nós brigamos porque eu estava estressado”, ao que me lembro sempre da sabedoria dos nossos avós que diziam “quando um não quer dois não brigam”…   
Talvez, se o estressado estivesse em outra freqüência que não a do “tocar terror”, uma briga, uma grosseria, poderia ser evitada, ficando só o aprendizado. Isso, claro, exige boa dose de verdade consigo mesmo e uma boa dose de boa vontade...
Podemos promover mudanças pessoais à medida que cada de nós reconhece seus próprios vícios de pensamento, sua forma mesquinha de julgar a vida e as pessoas e as armadilhas criativas da própria auto sabotagem!!


Uma ótima semana a todos!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestalt Terapia... uma terapia do contato

Recomeçar...

Dicas simples para voltar a sorrir e afastar a depressão de sua vida..