Delicioso agora...

Lendo alguns textos e artigos sobre a definição de felicidade, diferentes ideias e posicionamentos sobre o assunto concordam em relacioná-la com o sinônimo de paz, serenidade, completude, calma interior e, infelicidade com tudo o que é contrário a isto, como ansiedade, inquietação, tensão, preocupação, medo e tristeza... 
Nossos pensamentos são como uma voz que nos acompanha o tempo inteiro e são totalmente responsáveis por estas sensações as positivas e as negativas, claro!
O segredo para se chegar a paz é buscar o quanto possível libertar-se da mente, ou melhor, silenciar um pouco os pensamentos. Silenciando nossa mente que conseguimos finalmente nos colocar inteiramente no momento presente, esquecer a ansiedade pelo futuro e a angústia pelo passado e encontrar a verdadeira paz interior. 
Aqui vai algumas sugestões para silenciar um pouco a mente e viver mais no aqui e agora...

Seja uma testemunha de seus pensamentos
Comece a prestar atenção ao que a voz na sua mente diz, mas não use-a para ouvir-se, separe-se dela. Sua mente é uma coisa, e você, como observador dela, é outra. Sinta como se estivesse olhando seus pensamentos de fora, exatamente como faz uma testemunha de qualquer situação. Se você prestar atenção ao seu pensamento usando ele mesmo, continuará dentro dele. Quando se separa e o observa como se ele não fosse mais você, o fluxo mental é interrompido, sua mente se esvazia e você sente sua presença com tanta intensidade que o pensamento se torna insignificante.

Preste atenção total a qualquer atividade rotineira
Toda vez que subir ou descer escadas, volte a atenção para seus passos, movimentos e toques dos pés no chão. Ao lavar as mãos, perceba o som, o contato da água, o cheiro do sabonete e como sua mão se movimenta. Ao dirigir, atente para o que seus pés e mãos fazem, ao barulho da rua, à visão do caminho. Quando volta sua atenção para estas ações, você limpa sua mente de outros pensamentos e coloca-se totalmente no agora, porque é isto que está acontecendo no presente. Qualquer outra coisa que você poderia estar pensando se não estivesse fazendo este exercício, estaria ligada ao passado ou ao futuro. Por mais simples que pareça, esta é uma técnica de meditação muito poderosa.

Pergunte-se
“O que está acontecendo dentro de mim nesse momento?”. Responda exatamente ao que a pergunta quer saber, mas não faça nenhuma análise, não reflita sobre a resposta. Simples assim. Este exercício funciona da mesma forma que o primeiro, separando você da perturbação de sua mente e tirando o foco do passado e do futuro, para te situar no presente.

More no presente e faça visitas rápidas ao passado e ao futuro
Não “crie” mais tempo, ou seja, não fique acrescentando passado e futuro ao seu presente. Você não precisa apagar definitivamente o passado, muito menos deixar de fazer planos para o futuro, e sim ter consciência de que o agora é o único tempo que você realmente tem. Faça com que seus pensamentos estejam na maior parte do tempo focados no presente, e quando precisar revisitar o passado para resolver algum assunto da sua vida ou planejar o futuro na intenção de progredir ou realizar sonhos, faça uma visita rápida a eles e volte ao agora, onde você deve estar para então agir.

Destrua o sofrimento aceitando-o
Manter-se consciente do que se passa dentro de você acaba com a ligação entre a mente e o sofrimento. Quando se sentir irritado, ansioso, com raiva ou triste, ao invés de tentar lutar contra estes sentimentos, apenas reconheça que eles estão ali e aceite-os. Não julgue nem analise, não permita que o sentimento ruim se transforme em uma avalanche de pensamentos, apenas observe. O sofrimento geralmente acontece quando levamos nossa mente ao passado. Desta forma, você se manterá presente e acabará com o pensamento auto-destruidor.

Conecte-se com seu interior
Feche os olhos e dirija a atenção para dentro do seu corpo. Sinta-o lá no fundo. Há vida dentro de você, nas suas mãos, braços, pernas, pés, abdômen, peito? Você consegue sentir a energia que faz palpitar e funcionar cada órgão e célula? Mantenha o foco na sensação que se passa no interior do seu corpo, perceba-se como um campo de energia. Não pense sobre isso, só sinta. Sua mente está totalmente livre de pensamentos sobre o passado e o futuro e não há nenhum sofrimento em você, apenas paz. Isso é estar no agora.

Exercício de consciência corporal
Ótimo para ser feito antes de dormir e ao acordar. Deitado, feche os olhos, relaxe e comece a escolher partes do corpo para dirigir sua atenção. Primeiro, sinta os dedos dos pés. Passe para os calcanhares. Então para os joelhos e vá lentamente mudando sua atenção e sentindo coxas, quadril, abdômen, peito, braços, mãos, pescoço, boca, orelhas e olhos. Pare por alguns segundos em cada um deles e você sentirá uma energia de vibração em cada um. Quando terminar, tente sentir a energia do seu corpo inteiro, como uma só. Esta é uma técnica de meditação que tem o poder de te colocar no agora, silenciar a mente, relaxar e também reforçar o sistema imunológico.

Se o seu agora te faz infeliz…

…e você foge para o passado ou se transporta para o futuro para fugir do presente, abandone a situação, mude-a ou aceite-a totalmente. Se você quer ser feliz, precisa escolher uma delas imediatamente, mas o mais importante é que faça isso sem nenhum indício de negatividade. Sem medo, sem desculpas, sem tensão. Mantenha seu interior tranquilo e decida...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestalt Terapia... uma terapia do contato

Recomeçar...

Dicas simples para voltar a sorrir e afastar a depressão de sua vida..