É dando que se recebe...

     Não há como negar, vivemos em uma sociedade individualista, onde somos motivados a diminuir perdas e aumentar ganhos, até aí tudo bem, claro nínguém quer sofrer mas, quando isso passa um pouco dos limites, doar ou doar-se torna-se uma tarefa muito difícil. Pense na justificativa: a pessoa calcula o benefício que vai obter para não ficar no prejuízo, mas em tudo? e sempre? as pessoas de perfil mais egoístas e competitivas podem até resumir tudo ao regime da troca ao tal ponto que, sentem até um certo desconforto quando recebem algo pois, se vê  na "obrigação"  de retribuir.
     Considere isto: ao recursar-se ceder, a oferecer, a pessoa se trona vazia... ao contrário, se mantiver o coração aberto, logo perceberá que generosidade gera generosidade e a receita é bem simples, dar sem esperar nada em troca. Pra começar, experimente oferecer algo sem se importar a quem, pode ser uma palavra amiga, um abraço, uma ajuda material, qualquer coisa que sentir ser possível e que sentir importante pra alguem mas, sinceramente, profundamente sem esperar nada em troca. É um ótimo exercício de desapego. Nós, as vezes, temos a tendência a acumular, a quantificar e expressamos essa maneira de existir no mundo da mesma forma reage nosso organismo, nosso emocional. 
     Somos quem somos, de maneira integral, única e experessamos quem somos em nossas ações. Assim, se queremos tornar nossa vida mais leve, mais solta, com menos apego e menos estresse, devemos pensar em ecologia humana, reciclar mais, desapegar mais, nos preocuparmos menos com coisas materiais e nos voltarmos mais para o que realmente é primário e essencial: nossa própria felicidade e essa, no meu modo de pensar, está diretamente relacionada a felicidade também do outro. Se aprender a dar de sí, verá aumentar a fortuna daquilo que tem oferecido aos outros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestalt Terapia... uma terapia do contato

Recomeçar...

Dicas simples para voltar a sorrir e afastar a depressão de sua vida..