Psicoterapia pra quê?


A psicologia se dedica a estudar o indivíduo em sua essência: suas percepções, sua  mente, razão, instintos, desejos, emoções, comportamentos e seus conflitos nas relações com os outros e consigo mesmo. Tem como objetivo auxiliar o indivíduo a lidar com suas emoções e com seus conflitos psicológico. Em psicoterapia buscamos tratar nossas angústias, medos, ansiedades, os problemas de relacionamento, as depressões e tantas outras dificuldades e inquietações que dificultam ou, até mesmo, impedem o desenvolvimento saudável de nossas vidas. É um caminho real e possível de enfrentamento dessas questões que incomodam,  fazemos juntos essa caminhada, ao caminhar...
Ter saúde não significa apenas não ter alguma doença instalada no corpo, ter saúde significa viver bem, ter qualidade de vida, dispor de bem-estar físico, psíquico e social. Infelizmente nem sempre conseguimos manter esse bem-estar e uma boa qualidade de vida. São muitas as razões que temos hoje em dia para que algum desequilíbrio aconteça. Não vivemos bem nosso momento presente, sempre com tantos compromissos a cumprir, papéis a desempenhar, contas a pagar, problemas para solucionar. Estamos diariamente expostos a fatores estressantes que estão por toda parte:  trânsito, violência urbana, poluição sonora, visual, ambiental, falta de laser, sem tempo para um descanso, desentendimentos com amigos ou familiares, problemas no trabalho, em casa ou mesmo tantos outros motivos particulares e únicos que podem nos levar a alguma alteração de ordem física ou psicológica das quais sentimos não poder dar conta sozinhos.
Algumas vezes esses problemas vêm e vão, são acontecimentos comuns do ambiente em que vivemos e cada indivíduo a seu modo, vai tentando lidar com eles. Buscamos formas de lazer, fontes de alegria e prazer de diversas formas, saindo com os amigos, em casa vendo um bom filme, passando alguns momentos com a família, entre outras. Realizamos coisas que nos fazem bem, nos trazem descanso ou satisfação e assim vamos vivendo, trabalhando, correndo atrás de nossos objetivos, sonhos, deveres, construindo nossa história. Quando o mal-estar parece tomar conta da vida, quando a irritação e a ansiedade extrapolam os limites da boa convivência com as pessoas ou quando a tristeza aparece sem motivo aparente e se instala por dias, semanas ou mesmo meses e não vai embora. Se algo não vai bem, incomoda, machuca, persiste e não encontramos recursos suficientes em nós mesmos e no círculo familiar para compreender e enfrentar a situação que está afetando ou impedindo o andamento harmonioso de nossas vidas, podemos  e devemos buscar um auxílio psicológico. 
A psicoterapia pode promover muitos benefícios a sua vida. De início, pode-se dizer que o simples compartilhar de seus conflitos já ajuda a aliviar a pressão causadora de sofrimento. Você pode buscar aumentar sua percepção a respeito de suas escolhas. Pode favorecer a  forma como você lida com sentimentos indesejáveis, ilusões, sobre si mesmo e sobre os outros. Pode resgatar sua auto-estima, aumentando seu amor próprio. Pode passar a tomar decisões mais conscientes e por isso mais acertadas para sua vida porque terá maior percepção das suas reais possibilidades. Pode promover uma quebra do círculo vicioso de comportamentos padrões prejudiciais ao seu modo de vida, sentimentos, pensamentos e atitudes que você insiste em assumir sem se dar conta. Enfim, a psicoterapia pode ajudá-lo a lidar  melhor com as insatisfações e frustrações do dia-a-dia, entre outros muitos aspectos que podem ser trabalhados nos encontros psicoterapêuticos. Mas, é importante dizer que o processo leva algum tempo, que depende de cada caso e demanda uma entrega, um esforço conjunto. Algumas vezes doloroso, alguma vezes muito prazeroso que, traz como recompensa o amadurecimento, crescimento e desenvolvimento pessoal. Entre os principais motivos pelos quais buscamos a psicoterapia podemos relacionar:  Perdas (de um ente querido, emprego, separação conjugal, etc...). Problemas de relacionamento interpessoal, com a família, amigos, colegas de trabalho, cônjuge..., timidez, depressão, stress, insegurança, dificuldades afetivas, incapacidade para lidar com mudanças, fobias, pânico, alterações freqüentes de humor,  transtorno de ansiedade, transtorno obsessivo-compulsivo, transtornos alimentares,  problemas sexuais,  doenças psicossomáticas,  problemas de aprendizagem, orientação vocacional, crises de transição das fases da vida como adolescência,  maturidade,  envelhecimento, etc....
Procurar ajuda psicológica é um sinal de consciência, coragem e maturidade. É a oportunidade que você se dá para olhar de frente seus problemas e as dificuldades causadoras de infelicidade e sofrimento e redescobrir a melhor maneira de lidar com elas, se fortalecer, desenvolver seus potenciais, se autoconhecer. Fazer psicoterapia é reservar um espaço e um tempo na sua vida para cuidar de você.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestalt Terapia... uma terapia do contato

Recomeçar...

Dicas simples para voltar a sorrir e afastar a depressão de sua vida..