Fidelidade...

Uma grande amiga me perguntou sobre fidelidade e fez referência sobre aquele velho argumento: mas por que eu seria fiel se nada me garante que o outro não está me traindo?... isso pode ser verdade  mas,  jamais teremos certeza e nada pode nos garantir que a outra pessoa está sendo fiel e isso me faz lembrar de uma história: a caminho do trabalho, Marta e sua amiga passavam pela banca de jornal do Sr Manoel. Ao pagar por sua revista, Marta sempre agradecia com um sorriso nos lábios e desejava ao Sr Manoel um bom dia! Como resposta, recebia sempre o mesmo silêncio e a mesma carranca! Certo dia, sua amiga lhe perguntou:_Marta, por que você insiste em desejar bom dia ao Sr Manoel e tratá-lo de forma tão amável se ele é sempre grosseiro e sem educação? E então, sabiamente, Marta lhe respondeu:_Simplesmente porque não quero que ele decida como eu devo agir!

Creio que essa seja a melhor e mais sábia justificativa para a fidelidade. Ser fiel é uma escolha pessoal; não pode depender da atitude e da escolha do outro. Ou você é, ou você não é! Está relacionado aos seus valores!

Devemos levar em conta que ninguém é perfeito e que todos nós estamos sujeitos aos erros, podemos errar mas, a questão é a postura de cada um. O que você considera certo e errado? O que é característica sua e o que não é?

Gosto de colocar o assunto da seguinte forma: Não faça ao outro o que você não gostaria que fizessem a você! Penso que bem poucas pessoas diriam que não se importariam se fossem traídas... Assim sendo, não consigo entender porque tantas pessoas insistem em trair...

“Ama a teu próximo como a ti mesmo...” disse Jesus Cristo

Por trás dessa atitude de pensar no outro, existe um sentimento mais profundo e importante que é a compaixão. Compaixão é um sentimento que parece estar em extinção! Significa ser capaz de colocar-se no lugar do outro e conseguir sentir a dor que ele sente. Se pudéssemos fazer isso sempre, aposto que muitas dificuldades da vida diminuiriam consideravelmente, especialmente a traição.

Gosto de colocar as coisas dessa maneira: verdade é sinônimo de fidelidade! Se a sua verdade vai ser aceita ou não, essa é uma outra questão com a qual você terá de lidar. Mas ser fiel é, acima de tudo, assumir somente os compromissos que se julga capaz de cumprir. E caso não consiga, independentemente dos seus motivos, o mais correto é não enganar e não mentir, ou melhor, ser sincero e contar ao outro que você quebrou o acordo.

Saber lidar com as conseqüências de seus atos pode demonstrar uma grandeza admirável, uma coragem que poucas pessoas têm. Além disso, ser absolvido diante da confissão é bem mais fácil do que ser perdoado diante da mentira e da tentativa de enganar a outra pessoa.


Pedi a  minha amada amiga que pensasse no seguinte exemplo: Quando vejo uma pessoa se dizendo fiel, mas traindo a pessoa “amada”, imagino-a como se ela estivesse em um belo restaurante, cheio de deliciosas opções, ela faz a sua escolha mas, mesmo com o prato delicioso que escolheu diante de si, ela levanta da mesa pedindo licença para ir até o toalete e, enganando a si mesma, corre até a cozinha se escondendo para não ser visto e rouba colheradas de outros pratos, engolindo rapidamente e voltando correndo para seu lugar.

Resultado: não saboreia direito nem o que está à sua frente e nem o que está na cozinha. Perde o sabor peculiar de sua escolha e não sabe aproveitar de cada opção o melhor que poderia! Perde a oportunidade maravilhosa de degustar o indescritível sabor do amor, porque não sabe que esse prato pede sensibilidade e entrega para ser apreciado de verdade...

...E quando chega a conta, paga caro é claro e certamente continua com fome!

A vida é feita de escolhas! Uma maravilhosa semana a todos!!! bjss

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestalt Terapia... uma terapia do contato

Recomeçar...

Dicas simples para voltar a sorrir e afastar a depressão de sua vida..