Evite as brigas...


Pode parecer bobeira, mas não é…Uma simples briga pode intoxicar mais o organismo do que uma refeição não saudável. Sentimentos pesados, densos, como são a raiva, a ira, fazem tão mal ou até mais do que fumar um cigarro!  Procure perceber isso no seu dia-a-dia...
Por exemplo,  notando o efeito físico absurdo gerado por um ataque de nervos precipitado por uma briga conjugal. Quão grande é o esgotamento gerado por isso... Escrito por DeRose em seu livro Alternativas de Relacionamento Afetivo (Nobel, pg 65).
Procure ler com atenção e com certeza isso poderá incrementar em muito sua qualidade de vida, se não isso, ao menos poderá livrá-lo de algumas boas dores de cabeça!
Espero que goste, e que se gostar, aplique!
Os conflitos entre seres humanos raramente tem um motivo racional. São quase sempre emocionais e se bem analisados até, muitas vezes, insignificantes beirando às raias da insanidade. Começam por causa de uma determinada modulação de voz ou da imperceptível contração de um músculo facial, captado pelo inconsciente instintivo, o qual deflagrará todo um sistema de autodefesa e a pessoa responderá de forma rude, dura, grosseira.
A partir daí as trincheiras são armadas e cada sujeito se colocará dentro de uma fortaleza e tratará de defender os seus pontos de vista, tentando provar ao outro que está com a razão. O problema é que os dois estarão fazendo a mesma coisa, logo, não chegarão a parte alguma.
A estratégia mais inteligente utilizada pelas pessoas bem-sucedidas é pensar com a cabeça do outro, tentar se colocar no lugar do outro, procurar compreender o ele sente em relação aquele assunto ou dada situação. A realidade é uma questão de ótica. Assim que você começar a aplicar esta tática, vai constatar o quanto é fácil não brigar se buscar olhar a questão sob outro ponto de vista...
Usando este recurso, você não estará sendo inferior ou mais fraco. Pelo contrário, estará dando os primeiros passos na arte de dominar o adversário, fazendo com que não o veja mais como agressor, mas um amigo que busca ampliar seu entendimento sobre a questão colocada. Depois que ele não estiver mais na defensiva e o clima emocional for afetuoso, você conseguirá o que quer – sem confrontos!
Os melhores generais foram os que venceram os inimigos sem apelar para o elevado custo das batalhas.
Compare o custo/benefício de uma desgastante briga entre pessoas que se amam, a qual poderá durar horas infinitas ou até dias; poderá deixar seqüelas como uma mágoa para o resto da vida; poderá comprometer o desejo sexual; poderá até gerar um rompimento definitivo. Compare isso com o poder de estar no comando e descobrir que tipo de carinho, que tipo de fisionomia, que tipo de tom de voz, que tipo de frase poderia derreter o parceiro (a) e atirá-lo (a) indefeso aos seus pés!

Agora considere: quem é o mais forte, o que enfrenta ou o que consegue não brigar? o que é melhor: ser feliz ou querer sempre ter razão?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestalt Terapia... uma terapia do contato

Recomeçar...

Dicas simples para voltar a sorrir e afastar a depressão de sua vida..