Ter medo...

O medo, tem o propósito de nos proteger. Por exemplo: ao atravessarmos uma rua, olhamos para os dois lados, pois temos medo de ser atropelados. Quando manuseamos uma faca afiada, tomamos cuidado, pois temos medo de nos cortar. Dirigimos o automóvel com cautela, pois temos medo de causar um acidente de trânsito, por isso o medo é muito importante pois, viabiliza a segurança na realização de ações.
No entanto, em muitas situações, nossas crenças negativas motivam o aparecimento do medo fora de controle, e acabam por bloquear nossas realizações de vida.
Atitudes de medo que não nos damos conta e fogem do nosso controle, passam muitas vezes a serem uma constante em nossas vidas, como por exemplo: medo de si mesmo, pessoas que não se consideram capazes. Quando surgem novas oportunidades de vida, como: mudança de trabalho, conquistas amorosas, possibilidade de morar no exterior, abortam a chance de evolução, devido ao seu medo de falhar. Mesmo sendo estimulada por amigos que já tiveram êxito com as mesmas oportunidades, a pessoa que tem medo de si mesmo, declina do desejo. Costumam verbalizar frases do tipo: "- Eu sei que tudo deu certo com você, mas comigo é diferente!" É uma característica das pessoas que tem auto estima fraca, a crença na própria incapacidade cria um pavor que impede as novas realizações de vida.
Outro medo comum e que costuma criar muitos estragos em nossa vida é o medo de ser inadequado, o medo dos outros... o outro, a sociedade, a família, o parceiro, tem o poder de limitar as realizações de quem tem medo de ser inadequado. Este tipo de pessoa preocupa-se mais com a opinião alheia, do que com seus interesses pessoais. São pessoas que vivem focadas no que está fora delas, ao invés de valorizar objetivos próprios. Tem a oportunidade de estar na praia, e desejam nadar, mas o medo relativo ao que os outros vão pensar sobre seu excesso de peso impede o mergulho no mar. Essa pessoa crê que todos estão vivendo para julgá-la, e rejeitá-la. Na realidade é a vaidade que se faz presente. Uma característica comum deste tipo de medo é viver um diálogo interno mental, realizando um auto questionamento constante:

" - Se eu falar isso....., ele vai pensar aquilo...."

" - Se eu fizer aquilo......, ninguém vai me aceitar!"

" - Se eu vestir essa roupa, como as pessoas vão me julgar?"
Esse tipo de medo leva a pessoa ao aprisionamento de sua naturalidade, espontaneidade; em seu extremo, acaba em depressão... valorizando em demasiado o que está fora, a pessoa perde-se de si mesma, anulando seu contato com a própria essência.
Outra situação de medo extremamente prejudicial e a preocupação exagerada relativa aos acontecimentos da vida, generaliza uma postura dramática que é derivada do medo. Apesar de o universo estar em constante evolução, e conspirando a favor de cada um de nós, todo aquele que tem a crença no pessimismo, fica cego aos milagres da vida. O ser humano em sua evolução, já conquistou vários prodígios como: o desenvolvimento da capacidade de comunicação, a vacina sabin, a expansão da tecnologia globalizada, viagens espaciais, etc. Mas, para quem não tem fé em Deus e na vida, nada disso tem significado. O medo da vida refere-se à pessoas que sempre estão no aguardo de que algo ruim aconteça, trata-se da triste crença na desgraça.
Para minimizar os efeitos nocivos do medo fora de controle em sua vida, pratique o auto conhecimento, faça uma auto percepção profunda sobre suas crenças em relação as suas atitudes frente as suas decisões. Com isso você poderá agir no “ agora” de forma mais criativa e de acordo com as reais necessidades de cada situação, e não levado por suas ilusões negativas e carregadas de doses extremas de medo. Amplie sua área de atuação, e suas conquistas de vida.
Uma ótima semana a todos!!  bjss

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestalt Terapia... uma terapia do contato

Recomeçar...

Dicas simples para voltar a sorrir e afastar a depressão de sua vida..