Abrindo passagem para um novo amor...

Para abrirmos a porta e deixarmos chegar a felicidade, nada de ficar remoendo frustrações e casos mal-resolvidos. Se nosso histórico amoroso não traz recordações muito agradáveis ou se nosso último relacionamento só deu dor de cabeça, o melhor a fazer é aprender com a experiência, descartar o que não funciona e concentrar-se em ser feliz!!. Depois de algum tempo aprendemos, por mais difícil que seja a não ficar remoendo frustrações e casos mal-resolvidos. Se ficarmos presos a infelicidade vivida, nos impossibilitamos de manter nosso pensamento otimista e positivo quanto ao presente e ao futuro!
Então reflita... ao projetar o passado no presente, você não consegue mudar a freqüência de seus pensamentos e sentimentos. Quando vem a se envolver com alguém, a tendência é repetir os erros já cometidos. Isso acontece porque, sem querer, muitas vezes, a pessoa projeta no futuro as experiências passadas e afasta a possibilidade de novos e mais felizes relacionamentos. A razão? Medo de sofrer novamente...
É preciso estar atento e "limpar" o passado para dar passagem a um novo amor. Esse processo tem início com a percepção de que todo relacionamento amoroso é o resultado da interação entre os parceiros. Ao assumir a responsabilidade por suas escolhas você terá em suas mãos as rédeas da sua vida e poderá tomar posse do poder sobre a própria felicidade.
Por incrível que pareça, as pessoas buscam   relacionamentos por razões que nem sempre são as melhores. Muitas vezes, as razões que nos motivam são sentimentos negativos, mesmo que não tenhamos consciência disso. Embora quase todo mundo procure um parceiro e deseje um relacionamento estável e saudável, é sempre bom refletir sobre as motivações positivas e negativas que nos levam a buscar um relacionamento afetivo. Coloco aqui algumas dessas razões pra que possamos pensar a respeito: 

Motivos positivos...

Desejo de intimidade:
Nesse mundo caótico e individualista, desejar dividir a vida com alguém aceitando a outra pessoa como ela é e mostrando-se, do modo mais honesto possível, é sinal de capacidade de viver a cumplicidade desejável de um relacionamento a dois.

Necessidade de compartilhar o afeto:
Se na vida profissional a competitividade impera, poder dar e receber sem reservas, apoiando o parceiro incondicionalmente nas suas conquistas pessoais, é um privilégio da maturidade emocional, companheirismo. Quem não quer um amigo pra todas as horas? O amor saudável é amigo e os casamentos mais bem sucedidos são aqueles em que os parceiros desenvolvem uma grande amizade entre si e, não raro, tornam-se os melhores amigos um do outro.

Vontade de construir uma família:
Mesmo que a idéia não seja para já, o desejo de formar uma família motiva a busca pelo amor verdadeiro. sexo com amor... Tem coisa melhor? Quando a pessoa descobre o quanto é bom fazer amor, dificilmente consegue passar a vida fazendo só sexo.

Motivações negativas...

Medo de ficar só:
Uma auto-estima baixa faz com que a pessoa se sinta incapaz de viver sem um parceiro e fique com alguém apenas para não ficar sozinho. Para viver um relacionamento amoroso é preciso se amar antes de querer amar outra pessoa.

Dependência:
A dependência do outro significa imaturidade emocional e impossibilita a pessoa de ser dona de si mesma, da sua vontade e até mesmo de seu destino. Compartilhar é bem diferente de esperar que o outro resolva todos os seus problemas ou atenda as suas expectativas.

Necessidade de ter uma muleta:
Existem pessoas incapazes de encarar a vida de frente, por muitos motivos passam a acreditar que não têm capacidade para dirigir a própria vida. Esse tipo precisa sempre ter alguém por perto para solucionar pequenos e grandes problemas.

Necessidade de dar satisfações aos outros:
Pessoas que acham que não ter um relacionamento é motivo de vergonha, que têm medo da opinião e do julgamento dos outros e temem ser vistas como "difíceis", "complicadas" ou "inferiores" pelo fato de não ter uma parceria amorosa, podem se unir a alguém apenas por uma questão de manter uma imagem.

Incapacidade de ficar sem sexo:
Existem pessoas que idolatram o sexo e fazem questão de ter um parceiro garantido para satisfazer seus desejos. Esse tipo pode ficar com alguém visando sexo garantido. Não percebe que o sexo sem amor não alimenta o relacionamento e termina por sugar a própria energia.

Enquanto não estivermos dispostos a entrar em contato com o que está bloqueando nosso progresso, continuaremos a obter mais do mesmo. A única maneira de nos libertarmos das nossas amarras é observar como nos amarramos aos nossos medos... Mudamos a freqüência e a felicidade bate a porta novamente!! Uma ótima semana à todos!! bjs

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestalt Terapia... uma terapia do contato

Recomeçar...

Dicas simples para voltar a sorrir e afastar a depressão de sua vida..