Relaxe...

Nem todos pensamentos negativos fazem mal a saúde mas, alguns estados emocionais, principalmente o estresse e a depressão, podem estar diretamente relacionados a vários tipos de problemas cardíacos.
Pesquisas realizadas na Universidade da Colúmbia Britânica, sugerem que alguns estados emocionais ruins e freqüentes, podem por em risco nosso coração.
Como podem padrões negativos de pensamentos e sentimentos alterar a saúde de uma pessoa? O estudo realizado pelo psicólogo Gregory Miller, identificou a inflamação como uma “rede biológica” que interliga o estresse emocional e as doenças do coração em um vaivém sem fim.
Segundo Miller, num curto prazo o estresse tem uma finalidade: ao iniciar a inflamação, mobiliza as células imunológicas do corpo para eliminar uma infecção e curar. Mas, quando o estresse é prolongado, o mecanismo da inflamação funciona sem parar. Ao longo do tempo, as moléculas inflamatórias podem atuar no cérebro, provocando apatia, isolamento social, fadiga e mudanças de hábitos alimentares.
Este estudo e tantos outros apontam para um aspecto muito importante: estresse crônico, acontecimentos ruins com determinada carga emocional, podem dar inicio a um processo inflamatório que arrasta as pessoas tanto para o caminho da depressão como para o das doenças cardiovasculares.
Pessoas que ficam irritadas e explodem por qualquer coisa ou ainda, aquele comportamento colérico, indivíduos que tem uma irritação latente, se descontrolam e respondem agressivamente sem hesitar, põem em risco sua saúde cardíaca, circulatória. Segundo a pesquisa, esses comportamentos contribuem para o entupimento das artérias e para o derrame. Pessoas “estouradas”, tem um risco duas vezes maior de sofrer problemas cardíacos do que, quem tem um temperamento mais sereno.

Cuidando do coração:

Evite se irritar... em vez de entrar em bate-boca, saia, de uma volta...

Adote medidas anti-estresse todo dia, leia, faça algo que goste muito, converse com um amigo, caminhe, faça ioga, entre outras coisas...

Compense o excesso de pressão no trabalho arranjando tempo para o lazer, o dencanso..

Procure ajuda para livrar-se da depressão, mesmo que ela seja aparentemente leve..

Desejo serenidade e uma ótima semana a todos!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestalt Terapia... uma terapia do contato

Recomeçar...

Dicas simples para voltar a sorrir e afastar a depressão de sua vida..