Sofrer por antecipação...

Acompanhei um caso em que a cliente sentia uma tristeza e norme porque seu avô estava bem velhinho; ela imaginava que em breve ele poderia morrer. O avô não estava com nenhum tipo de problema sério, mas ela sentia essa tristeza porque ficava antecipando sua morte.

Mentalmente, ela vivia o sofrimento de uma situação que nem tinha acontecido. Ao invés de aproveitar o momento presente e aproveitar e ficar feliz agora com a companhia do avô que estava vivo e com saúde, sua mente criava esses pensamentos de sofrimento. E mesmo que avô estivesse doente, também não adiantaria de nada sofrer antecipando a morte.

Nós nâo temos como saber se algo realmente vai acontecer. São apenas possibilidades. Uma pessoa, mesmo idosa e com problemas de saúde, pode viver mais 20 anos. Já imaginou, passar 20 anos sofrendo por antecipação? E a vida é imprevisível. Podemos ir embora antes das pessoas mais velhas que temos medo de perder. Não temos como saber, já que são muitas as possibilidades.
Antecipar o sofrimento significa sofrer mentalmente antes que um determinado fato aconteça. É um mecanismo extremamente comum que gera ansiedade e tira a nossa paz interior. Pode acontecer de diversas formas.

É preciso ficar atento  a esses tipos de pensamentos pois eles nos tiram da única coisa que realmente temos, que é o “momento presente”, “o agora”. O futuro é só um pensamento. O passado também. Estamos sempre no agora. Mas sua mente pode estar sofrendo com um futuro que você nem tem certeza de como será...

Muitas vezes, o sofrimento antecipado é muito maior do que o sofrimento que é gerado quando a coisa realmente acontece. Isso é muito comum no caso das preocupações. Já acompanhei casos de clientes  que ficavam sempre imaginando que alguns problemas no trabalho iam levar a desgastes sérios, brigas e discussões. Isso lhe causava muito estresse e insônia, criando inclusive alguns problemas de saúde física. Mas quando o problema vinha à tona na equipe de trabalho, era sempre bem menos estressante do que ele havia imaginado. Muitas pessoas entram nessa armadilha e criando confusões, sofrendo e fazendo outras pessoas sofrerem. Deixam-se enganar pela sua mente que produz  muitos pensamentos negativos e tira  o seu foco do momento presente.

O ego e a sombra buscam sempre motivos para tirar a nossa paz interior, pois é assim que eles se alimentam, fazendo muitas vezes a pessoa projetar no outro ou em uma "dada" situação seus próprios defeitos ou medos. Por isso, é necessário prestar atenção a esses mecanismos geradores de sofrimento, para que nós possamos voltar a nossa mente para o presente e crescer em termos de auto conhecimento pois, muitas vezes o que vemos no outro ou os medos projetados em algumas situações são conteúdos nossos que não estamos querendo entrar em contato.

    

Precisamos separar o que é real do que é imaginário. Todos os dias enfrentamos situações e nos preparamos pra “dar conta” de resolver e lidar com nosso existencial concreto mas, o desgaste acontece quando só realizar o necessário à medida que vâo acontecendo não basta, ficamos reagindo sempre como se algo “fosse dar errado”  ou “ como se não pudessemos relaxar porque assim alguma coisa ruím vai acontecer..”  ou “como se ALGUÉM fosse em algum momento estragar nossa felicidade” , viver assim além de extremamente desgastante, é realmente viver como se estivesse em uma guerra.  O ideal seria que nós apenas tomássemos todas as providências necessárias para que as coisas ocorressem da melhor maneira possível e ficássemos em paz.

Em todos esses casos, o nosso sofrimento antecipado não ajuda a resolver os problemas. Com o aumento do estresse e da ansiedade, a mente terá menos clareza para pensar nas soluções. É comum que as pessoas se sintam travadas e comecem a perder tempo procrastinando de tão ansiosas que ficam, atrasando na verdade o que já poderia ter sido resolvido.

A nossa mente cria várias dessas antecipações, mas elas nos parecem tão normais que não nos damos conta. Parece normal se preocupar com o futuro dos filhos, com a violência, se vai ficar desempregado amanhã etc.. Quem não se preocupa, ou seja, que não sofre por antecipação com essas coisas pode até ser visto como “irresponsável”.  Aliás, essa crença pode  ser assunto pra outro texto...  É importante deixar claro que você pode ser cuidadoso, sem a tensão da preocupação e do medo atuando por trás, esse é o ideal para levar a vida com equilíbrio emocional, cada “coisa” no seu tempo.

    
Muitas antecipações podem estar rodando no piloto automático do nosso inconsciente, trazendo-nos inquietação e a ansiedade. Medo da velhice; medo que a economia piore; medo que faltem clientes; medo de adoecer no futuro; medo de perder a beleza; medo de ficar pobre; medo de sofrer uma traição etc.. São pensamentos que nem sempre temos clareza deles, mas que ficam no nosso inconsciente. É necessário um “ dar-se conta” dessas crenças que nos tiram do momento presente e nos fazem sofre por antecipação  porque, muitas vezes, criamos “situações problemas” que na verdade só existem em nosso imaginário e quanto aos problemas “ reais”,  necessitam apenas que se tome as providencias necessárias para serem resolvidos “em tempo”  e não por antecipação, quem se preocupa demais sofre! Faz os outros sofrerem! E adoece! Pense nisso...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestalt Terapia... uma terapia do contato

Recomeçar...

Dicas simples para voltar a sorrir e afastar a depressão de sua vida..