Congruência...

Muitas pessoas têm ótimos discursos, sabem se expressar com grande facilidade e conseguem influenciar qualquer pessoa, mas quando observamos aquilo que estão fazendo, descobrimos que existe um grande abismo entre o fala e o que sente e faz. Você conhece alguém assim... Pessoas que falam, mas fazem exatamente o contrário daquilo que estão dizendo. Ou seja, são incongruentes ou em desarmonia consigo mesmo (na linguagem popular: mentiroso). Talvez essa pessoa seja seu marido, seu namorado, um amigo ou até mesmo o chefe que tem o hábito de repetir aquele velho ditado; “faça o que eu mando, mas não faça o que eu faço”. Quando há harmonia entre os três níveis, o falar, o sentir e a ação, a pessoa é reconhecida como autêntica, podem as vezes até parecer grosseiras, ou ingênuas mas, na verdade, são sinceras. Os grandes líderes não são admirados apenas por seus belos discursos, mas por aquilo que fazem. Pela paixão que têm por uma causa digna. O lider indiano Mahatma Gandhi foi assim. Ele era um líder congruente entre aquilo que dizia e aquilo que fazia. Nem mesmo quando foi provocado a reagir violentamente contra os ingleses, mudou suas convicções a respeito de como queria a liberdade pacífica da Índia.
Ser congruente é estar em harmonia entre aquilo que você pensa, sente, fala e faz. Sem isso, sua vida é uma mentira. Como diz aquela antiga música da banda Legião Urbana “mentir para si mesmo é sempre a pior mentira”.
O fato é que as pessoas só seguem aqueles a quem elas admiram. E ninguém admira um fanfarrão, falador e mentiroso. Se você está em um cargo de chefia dentro de alguma empresa, ou mesmo na família, pense muito bem antes de dizer alguma coisa. Observe se você já é aquilo que espera que outras pessoas sejam.  Uma frase famosa diz; Aquilo que você faz grita tão alto em meus ouvidos que não consigo ouvir o que você diz.
Os líderes influenciam pelo exemplo. Aquilo que eles fazem todos os dias é o que inspira outras pessoas a fazerem o mesmo.  Você tem observado seu equilíbrio e harmonia entre o que imagina que é, e o que realmente demonstra que é. Você pode ser alguém em quem as pessoas podem confiar? Saiba que, no fim das contas não enganamos ninguém, só à nós mesmos. Você precisa ser congruente com você mesmo e acreditar profundamente no que sente. Quando o que falamos é verdadeiro, isso se expressa em nosso comportamento naturalmente. As palavras podem ser facilmente pronunciadas, de forma leviana, ou com segundos interesses mas, o que você faz, suas ações é que deixam claro o que vai por dentro, seus pensamentos e sentimentos. Quando isso anda em desarmonia por muito tempo, pode causar desajustes emocionais sérios, por isso, procure ser verdadeiro para que possa beneficiar a si, sua saúde emocional e outras pessoas. Não manipulando-as para alcançar seus objetivos egoístas. Congruente é o mesmo que coerente, sincero... É o que tem harmonia e lógica... Quem procura manipular os outros pra conseguir o que quer, tenta fazer mágica e o feitiço se volta contra o feiticeiro!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestalt Terapia... uma terapia do contato

Recomeçar...

Dicas simples para voltar a sorrir e afastar a depressão de sua vida..