Simplicidade...

Sobre simplicidade... diz o Tao-Te-Ching: “Na busca do conhecimento a cada dia se soma uma coisa. Na busca da sabedoria a cada dia se diminui uma coisa...“.

Aquele que é simples é natural porque expressa suas qualidades, sua beleza interior. Quem é simples é verdadeiro, é a mesma pessoa em qualquer lugar, não representa papéis. Não tem a necessidade de agradar ninguém para ser aceito. Confia em si mesmo porque expressa sua dignidade. Viver com simplicidade e descomplicar a vida é viver de acordo com as leis de Deus é escolher o único caminho que leva à felicidade...
Se percebemos que nossa vida está confusa, difícil, desordenada o passo mais simples é começar a organizá-la através de nossas ações. Pode-se imaginar uma vida confusa como sendo um quarto desarrumado. Se as roupas estão amassadas ou sujas não se consegue vesti-las e se elas ainda estão todas em cima da cama, também não se pode dormir. Assim como o quarto deixa de funcionar, em nossa vida acontece o mesmo.
Desta forma a organização, conforme vai sendo feita, proporciona um equilíbrio em nossas vidas. Para isso, precisamos ter claro qual o nosso objetivo de vida, o que queremos e onde  queremos chegar. E saber que, mesmo assim, pode se equivocar, tendo que estabelecer novos planos, novos caminhos e até novos objetivos, mais coerentes com nosso nível de maturidade no momento.
Quando o ser humano diz que quer ser feliz, então ele está dizendo que quer agir com responsabilidade perante suas ações para que obtenha paz dentro de si. Ele está dizendo que quer ser disciplinado para que alcance o êxito da realização, tendo uma vida produtiva. Para ser feliz terá que escolher entre o que é bom e o que é ruim para si e para os outros, e terá sua ação condizente com o bem, com seus valores éticos e morais. Quando pautamos nossas ações nestes valores não temos dúvidas em como agir, sabemos o que é correto e agimos. Quando ocorre a dúvida existe um conflito entre o certo e o errado, então é preciso pensar e discernir.
Ser feliz não é simplesmente comprar um carro novo, ou ter uma casa,  é muito mais que um sonho material de consumo. Ser feliz é o resultado de muito esforço e dedicação perante a nossa própria evolução.
Erramos todos os dias, mas tendo humildade, sabendo de nosso lugar, que é um ser em evolução, quando tomamos a decisão, usamos nossos erros para aprendermos e retornamos rapidamente ao nosso caminho do bem e da verdade. Existe uma diferença entre decidir pelo errado e errar. Aquele que decide pelo erro o faz ciente dos prejuízos e danos que acarretará para si e para os que o cercam. Só toma a decisão pelo erro aquele que já sabe qual é o caminho moral, o caminho do bem e prefere escolher suas conveniências e egoísmos, não se importando com os demais. Já aquele que erra tentando alcançar a felicidade, tende a aprender com seus erros. Permanece atento para os resultados de seus próprios movimentos, analisa-os se são benéficos ou não e das conclusões que alcança pauta seu próximo passo. Erros e acertos são experiências de vida e de uma experiência pode haver uma vivência, uma tomada de consciência. O ser que está projetado para a evolução não perde tais oportunidades e cresce a partir de todos os seus movimentos, tanto o certo como o errado.
Descomplicando a vida e sendo simples, possibilitamos que nosso desenvolvimento como pessoa aconteça através da observação, da reflexão e do empenho, conforme as experiências vão mostrando os aprendizados. Pois é através dos aprendizados que organizamos melhor nossa vida. Chegamos facilmente a conclusão que, aquilo que não precisamos, que não é essencial, só complica. Ser simples portanto, é também ser ecológico! é tempo de reciclarmos nossos sentimento, emoções, buscando melhorar nossos relacionamentos, inicialmente consigo mesmo e conseqüentemente com os outros...

Desejo Serenidade, Saúde, muito Amor a todos e que consigamos simplificar nossas vidas cada dia mais!!!

Comentários

  1. Lidi...

    Gostei amiga.. me fez refletir!! as vezes complicamos tudo!! tão melhor simplificar não é!!? Beijos.. gosto muito das tuas postagens!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

:)Deixe aqui seu comentário:)

Postagens mais visitadas deste blog

Gestalt Terapia... uma terapia do contato

Recomeçar...

Dicas simples para voltar a sorrir e afastar a depressão de sua vida..