Perdoar...

     Perdoar não é aceitar a crueldade... Perdoar não é esquecer que algo doloroso aconteceu... Perdoar não é aceitar o mau comportamento...  Perdoar não significa reconciliar-se com o agressor....
     O perdão é mais importante para quem perdoa. Aprende-se a perdoar como se aprende outras coisas. Ao perdoar, admitimos que nada se pode fazer pelo passado, e isso permite que nos libertemos dele. O perdão concedido por nós serve para relaxarmos e não indica que aceitamos algo injusto, mas significa não sofrer eternamente pela ofensa ou pela agressão.
     Mas, e se a agressão tiver sido grave demais, como perdoar ao agressor? Qual o segredo para agir com tanta integridade? Resiliência é a resposta. Resiliência  é um conceito psicológico que define a capacidade de superar as adversidades e ser forte durante as crises. É um espaço de liberdade interior que permite não se submeter às feridas... Resiliência é a forma positiva de reagir às adversidades. Quem consegue superar tragédias ou sair de períodos difíceis de dor emocional pode abandonar o papel de vítima e começar uma vida nova!
       
     Você já se perguntou por que algumas pessoas, oprimidas pelo desamparo na infância, caem na delinquência e se tornam agentes de agressão, ao passo que outras se recuperam, tornam-se pessoas de bem e são felizes, fortes, prósperas e bem sucedidas? A resposta certamente está, de alguma maneira, relacionada a resiliência. E, para ser resiliente é necessário saber perdoar. Sem perdão não podemos crescer nem ficar mais fortes com a adversidade. Sem perdão não conseguimos ser flexíveis e resilientes. Algumas pessoas conservam a dor para mostrar ao mundo como foram maltratadas, não se importando com o fato de que assim se prejudicam... Ao mundo, não interessa o nosso passado, só o que somos capazes de fazer e dar aqui e agora. Quando nos apegamos à dor antiga, a autocomiseração embota a capacidade de dar e, quando assumimos o papel de mártires, ficamos à espera que alguém resolva milagrosamente a nossa vida. 
     O perdão nos ajuda a reconhecer e admitir que somos frágeis e que não precisamos esconder essa fragilidade. Quando nos tornamos conscientes dos nossos limites, evitamos que a experiência se repita. O perdão é também proteção contra as doenças.Além da saúde espiritual, existem provas de que deixar para trás a hostilidade protege a saúde física. Existem estudos científicos que mostram que aprender a perdoar pode ajudar indivíduos adultos a evitar doenças cardíacas. Essas pesquisas apontam que quanto maior a capacidade de perdoar, menos problemas nas artérias coronárias surgem no decorrer da vida. Por outro lado, quanto menor a capacidade de perdoar, mais freqüentes os episódios de doenças cardiovasculares.
    
     Os benefícios do perdão, aqueles que protegem o corpo e os que aliviam a alma, não se aplicam somente aos outros mas, principalmente, a nós mesmos. Quando, apesar dos erros e culpas, somos capazes de nos perdoar e deixar de nos sentir merecedores de castigo, cooperamos com o nosso bem estar íntimo. Perdoar é começar de novo, com a experiência adquirida, sem os rancores a sobrevoar e confundir as possibilidades do presente. O perdão não é algo que ofertamos ao outro, mas um presente vital que damos a nós mesmos!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestalt Terapia... uma terapia do contato

Recomeçar...

Dicas simples para voltar a sorrir e afastar a depressão de sua vida..